segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lição de Dia dos Pais pós dia dos Pais

Ontem foi Dia dos Pais...o meu faleceu há 21 anos, mas apesar do tempo decorrido sempre lembro dele com saudade e com o sentimento de como seria se ele estivesse entre nós ainda. Difícil saber.
Bom, fato é que sempre lembro de histórias relacionadas ao meu pai no mês dos pais. Lembrei de uma que durante anos achei triste, mas hoje, analisando bem o ocorrido acredito que uma coisa só é realmente ruim se não tiramos algo bom dela.
Meu pai faleceu em julho de 1989, um mês depois era dia dos pais e minha mãe me obrigava a ir pra escola. Ela estava certa, meu pai num voltaria se eu ficasse em casa esperando por ele, mas me mandar pra escola na semana que antecedia o Dia dos Pais foi pura sacanagem.
Acontece que teve alguém que na época me pareceu mais cruel do que minha mãe. Eu estava na quarta série e a "tia" me obrigou a fazer um cartão de dia dos pais. Lembro dela dizendo: "Dê pra alguma pessoa que você ama tanto quanto ama seu pai". Eu fiz, rasguei, ela mandou eu fazer de novo. Fiz, coloquei na mochila e rasguei quando tava indo pra casa...
Como assim dar um cartão pra alguém que eu amasse tanto quanto meu pai?? Que mulher cruel era aquela que me fez lembrar que no Dia dos Pais eu num teria um pai pra entregar um cartão e nem alguém que eu amasse tanto quanto ele, pois cada amor (pra mim, na época) era exclusivo. Chorei uma semana, duas... O tempo é um senhor remédio e foi fazendo com que eu esquecesse esse episódio .
Outros dias dos pais escolares vieram, cada ano ia ficando menos dolorido, menos difícil. Só mais saudoso.
HOje quando olho pra trás e lembro do meu primeiro dia dos pais sem meu pai, percebo que minha "tia" da escola não foi cruel. O que ela queria era que eu seguisse em frente. Aquilo ia acontecer todos os anos enquanto eu vivesse: na escola e também depois dela. O Dia dos Pais sempre vai existir. Era isso que ela queria me dizer. Talvez naquele tempo eu não tivesse percebido a sutileza de minha professora que simplesmente queria que eu encarasse um problema que ia existir na minha vida pra todo o sempre.

Um comentário:

  1. Esse processo é sempre difícil. Que bom o que o tempo amorteceu a dor. A saudade e o amor certamente permenererão pra sempre. Bjooosss

    ResponderExcluir